segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

“Adorava escrever um livro baseado nas minhas raízes Açorianas!”

Lisa Furtado, de mochila às costas, estreia-se no mundo do romance com "Her Apparittions & Other Human Longings", uma obra baseada em factos reais.


Lisa Furtado é filha de pais micaelenses e irmã mais velha da cantora, internacionalmente conhecida, Nelly Furtado; reside em Taiwan, República da China, onde exerce a sua profissão de docente na disciplina de Inglês.
A história do seu romance, com base verídica, é focada nos desvaneios psicológicos e lembranças de Fátima - uma mulher que se encontra internada num hospital psiquiátrico no Vietnam, nos anos 80. Em jovem, Fátima, abandona o lar dos seus pais, na América do Médio Oriente, para dar rumo ao seu sonho de concluir os seus estudos académicos; ao apaixonar-se por um homem vinte anos mais velho, Laurence - um professor de Arte, muda-se para o continente Asiático onde é confrontada por um vasto leque de aventuras.
“Falo sobre Fátima, Portugal, e os seus milagres no meu livro .” - Sublinou-nos a própria escritora que teve de viajar para elaborar o seu projecto literário.
Quando questionada se num futuro próximo gostaria de escrever um livro relacionado com os Açores, onde em criança visitava por dois meses de dois em dois anos, Lisa responde com muito entusiasmo: "Um dia adorava escrever um livro baseado nas minhas raízes Açorianas!Sou fascinada pela história açoriana, nomeadamente, a do início dos anos 30 até aos anos 60. Muitas vezes fico a pensar como seria viver em São Miguel durante aquele tempo. É um mistério para mim, pois a história da minha família contêm, durante esse período de tempo, algumas lacunas. "
Actualmente, esta luso-canadiana, têm estado a aprender budismo no mosteiro/templo de Fo Guang Shan em Kaohsiung, na Tailandia. "Lá estou a aprender meditação e Caligrafia Chan e Sutra". É ainda directora de vendas de uma loja online de nome "Stars Rockets & Unicorns". Onde "somos uma oficina que cria roupas ao critério do cliente. Temos clientes de todo o mundo. Produzimos roupa personalizada de excelente qualidade, sem os preços elevados. O céu é o limite! Onde podemos criar a sua fantasia de moda."
Lisa Furtado diz, ainda, não se querer deixar ficar por aqui, pretende escrever muitos mais livros e conseguir a tradução do seu primeiro romance "Her Apparittions & Other Human Longings" para português.
Na internet os seus fãs e leitores já estão organizados através de um fórum e o seu romance está à venda na Amazon na sua versão original, ou seja, em inglês.

“Eu imploro por experiências e pessoas incomuns.”

Porque decidiste ir viver para Taiwan?
Desde criança que sempre me quis afastar do Canadá, Victoria. A cultura asiática sempre me atraiu, na verdade todas as culturas. Eu imploro por experiências e pessoas incomuns. Gosto de estar perto de pessoas muito diferentes de mim.

Gostas de estar com pessoas diferentes de ti: tenta, então, definir uma pessoa diferente de ti.
Uma pessoa diferente de mim é aquela que me ajuda a ver uma parte de mim que já esqueci, mas que preciso de examinar...

Qual a tua maior aventura?
A minha maior aventura foi viajar sozinha para o Machu Pichu no Perú. Caminhei 10h por dia, durante três dias no trilho Inca - foi a minha melhor experiência. Depois de realizar esta viagem: não tinha medo de morrer e senti uma forte conexão com o meu espirito e Deus.

Nasceste e cresceste no seio de uma família muito ligada à música: escondes-nos algum dote musical?
Eu gosto de dedilhar no meu violão e de fazer músicas engraçadas sobre o que me rodeia.

Como evoluí a tua espiritualidade?
Visitar os lugares sagrados do mundo tem sido uma das minhas paixões, a minha evolução espiritual evolui muito mais rapidamente deste modo.
Também estive em Ankor Wat, Camboja, um sitio muito espiritual e mágico. São pontos no mundo muito intensos e de uma pura energia.
O próximo lugar onde quero ir é a Sedona, Arizona. Tenho tido sonhos em que devia visitar o Grand Canyon nos Estados Unidos e quero, muito, meditar naqueles gigantes precipícios vermelhos e pedregulhos à minha volta. Quero, também, falar e conhecer professores de lá para aprender mais. Serei sempre a professora e a aluna.
Nesta primavera irei ser uma instrutora certifica de Hatha Yoga e professora de Reiki. Adoro estar com os meus professores que são muito diferentes de mim, porque têm anos e anos de sabedoria e conhecimento...
A paz mundial começa do interior.

Cláudia Martins, Açoriano Oriental, 20 de Fevereiro de 2011

Sem comentários: